sexta-feira, 15 de maio de 2009

115 Romaría do Divino



O dia 13 de Abril começou a 115 Romaria do Senhor Divino Espírito Santo no Vale do Guaporé. Os primeiros dias, seguindo a programação, foi recolhida a Coroa e o cofre do Divino da Igreja de Pimenteiras, passando pelas ruas e casas da cidade e saindo rumo a Bella Vista e Piso Firme. Nestas localidades e em Remanso e Cafetal, foram acolhidos pelas irmandades locais e devotos com muita alegria, assim como o novo pároco, o pe. José, que se deslocó de Campamento para conhecer e acompanhar o Divino. Também em Pimenteiras, o Pe. Adão tinha se deslocado de Cerejeiras durante s Semana Santa e na saída do batelão.
Os responsáveis da Missão são Seu Antelmo, encarregado da coroa, Seu Raul Moreno, comandante do batelão, e respresentando Supresa, seu André, alferez da bandeira, e seu João Goames, Mestre dos foliões. .

Por minha parte, não foi possível acompanhar desde o começo a Romaria e fui a Alta Floresta para intentar chegar por terra a Rolim de Moura do Guaporé. Isto somente foi po´ssível pela acolhida e ajuda da comunidade das irmâs, pois a estrada para Rolim estava cortada e não passav nenhum carro. Finalmente de ônibus cheguei a Izidrolândia. Lá o seu Luiz, em nome da comunidade, me acolheu em sua casa e procurou uma moto para me levar até o final do aterro da estrada, tomando inclusive conta da gasolina para a viagem. Obrigado irmãs, comunidade de Izidrolândia e a todos.
Finalmente o administrador de Rolim veio me procurar no Colorado, dentro do Rio Meques para me conduzir a Rolim de Moura do Guaporé. Pela noite rezamos a missa, já tendo a Romaria terminado o seu percusro na cidade. Lá foram realizados batizados e orimeiras eucaristias.
No outro dia a Romaria segui passando por Ilha de Flores, lugar de origem da tradição, e pela noite a Mateguá. O dia seguinte foi na vizinha casa de Matrinchá, onde também houve batizados e o Divino finalmente pernoitó depois de muitos anos de insistência de Don Lalo, proprietário do lugar. Em Pedras Negras o Divino foi recibido no dia seguinte, numa grande recepção, onde destacava uma bela capelinha de palha no porto, construída a imitação da Igreja, até com torre na frente. De Pedras passou por Pau d'olho, e de lá até Versalles, Santo Antônio (houve também batizados)e Porto Murtinho.

Esta comunidade refundó a irmandade escolhendo o Sr. Marivaldo, de São Miguel, como novo presidente. La capela foi pintada e reformada i já estão se preparando para continuar a nova capela de material, que querem ter pronta para 2012, ano previsto para celebrar a primeira festa do Divino em Porto Murtinho.
Impulsado com o novo motor MWM o rebocador Mestre Tiago, continuou o seu rumo com mais rapidez que em anos passados e econômico consumo de diesel, para o qual vem contribuindo as irmandades de cada localidade. Finalmente, depois de passar por Santa Luzia, Santa Izabel e Santa Fé, o dia 11 de Maio chegou a Costa Marques e desde este dia vem percorrendo as casas desta cidade que acolhe de braços abertos o Divino Espírito Santo.
Somente vai sair de Costa Marques neste próximo domingo, dia 17 de maio, depois da solene proclamação do Santuario do Divino como Basília Manor da Igreja Católica.
Estará presente para esta declaração, Dom José Maria Pires, arzobispo emérito da Paraíba, e Dom Geraldo Verdier. Pe. Zezinho.

Um comentário:

Unknown disse...

ola,sou hagner Atualmente estou morando em Belo Horizonte, mas nasci em Rondonia, sou musico, e tenho um interesse muito grande em conhecer mais sobre a festa do divino, se alguem tiver interesse o meu e-mail e:hagner40@hotmail.com